LETRA – R

GLOSSÁRIO DE CRÉDITO/FINANCEIRO

LETRA R

Real-time

Ligação em tempo real entre o terminal utilizado pelo titular do cartão e o sistema informático da entidade emitente do cartão.

Reembolso

Entrega do capital recebido a título de empréstimo ao respectivo credor.

Regime geral

Regime de crédito para os particulares em geral, destinado à aquisição, construção ou beneficiação de habitação própria, para arrendamento, escritórios e espaços comerciais, e garagens.

Regularização de cheque

Demonstração junto do banco sacado da liquidação da importância devida ao beneficiário do cheque, acrescida dos juros de mora ou, em caso de cheque pago pelo banco por ser de montante inferior a 150€, depósito do valor do cheque nesse banco, não sendo exigíveis juros de mora.

Remoção de nome da LUR

Retirada do nome de entidade da listagem de utilizadores de cheque que oferecem risco por decisão do Banco de Portugal.

Renda

Encargo periódico que o cliente assume nas operações de leasing.

Rendimento

Quantia em dinheiro que uma pessoa aufere ao longo de um determinado período de tempo.

Rendimento bruto

Rendimento de uma pessoa antes da dedução das quantias devidas a título de segurança social e outros impostos.

Rendimento líquido

Rendimento de uma pessoa depois de deduzidas as contribuições para a segurança social e outros impostos.

Rescisão da convenção de cheque

Decisão tomada por uma instituição de crédito de pôr fim ao contrato celebrado com o seu cliente que lhe atribuía o direito de movimentar as contas de depósito através de cheque.

Reversão do débito

Transferência a crédito da iniciativa do credor para a conta do devedor, tendo como objectivo a regularização de um erro de facturação por parte do credor.

Revogação

Direito que assiste ao sacador de dar ordem ao banco para que não pague cheques já emitidos. A ordem de revogação só produz efeito findo o prazo legal de apresentação, excepto nos casos em que ocorra uma justa causa para impedir o seu pagamento (furto, roubo, extravio, etc.).

Risco de crédito

Possibilidade do beneficiário de determinado empréstimo não ter capacidade financeira para pagar os juros e/ou o capital em dívida

Risco de incumprimento (default risk)

Possibilidade do emitente de determinada dívida não ter a capacidade financeira necessária para pagar juros e/ou capital em dívida na data e no montante prometido.

Fonte: Banco de Portugal

 

TV ONLINE