LETRA – N

GLOSSÁRIO DE CRÉDITO/FINANCEIRO

LETRA N

NIB

Número de Identificação Bancária. É um elemento de informação normalizado, utilizado na identificação de contas bancárias domiciliadas em Portugal.

Notas capazes para a circulação ou aptas para retornar à circulação

Notas genuínas em bom estado de conservação, ou seja, aquelas que cumprem os requisitos mínimos aplicáveis na escolha de notas para retornar à circulação, estabelecidos pelo Eurosistema.

Notas de euro

Notas de banco emitidas em conformidade com os requisitos da Decisão BCE/2001/7 e com as especificações técnicas estabelecidas pelo Conselho do BCE.

Notas incapazes para a circulação ou não aptas para retornar à circulação

Notas genuínas que não cumprem os requisitos mínimos aplicáveis na escolha de notas para retornar à circulação, estabelecidos pelo Eurosistema.

Notas mutiladas

Notas não completas ou compostas por fragmentos da mesma nota.

Notas recirculadas

Notas usadas que, uma vez verificada a sua autenticidade e qualidade, são entregues aos clientes.

Número da autorização de débito em conta

Identificação constante de uma relação existente entre Credor e Devedor, no âmbito do SDD. O Número da Autorização de Débito em Conta é definido pelo Credor (11 dígitos).

Número da entidade credora

Identificação da entidade que vai gerar o débito na sequência da concessão de uma ADC (6 dígitos).

Número de identificação pessoal (“PIN”)

Código numérico (secreto) que o titular do cartão pode necessitar de utilizar para fins de identificação. Nas transacções electrónicas, equivale à assinatura.

Número de série

Elemento identificador de uma nota. No verso notas de euro encontra-se registado 2 vezes e é constituído por 1 letra+11digítos.

Fonte: Banco de Portugal

 

TV ONLINE