LETRA – M

GLOSSÁRIO DE CRÉDITO/FINANCEIRO

LETRA M

Marcas de água

Figuras visíveis à transparência, sendo formadas por diferenças de espessura da camada de fibra de algodão depositada durante a formação da folha de papel.

Margem financeira

A diferença entre os valores médios das taxas de juro activas e das taxas de juros passivas, representando o ganho das instituições financeiras nas operações de crédito e de depósitos.

MBNet (Portal de Pagamento)

É um serviço do sistema bancário português (SIBS associada à Unicre), que possibilita o pagamento seguro das compras na Internet, com base num cartão de débito ou de crédito. Os pagamentos podem ser efectuados em lojas virtuais nacionais ou estrangeiras que aceitem pagamentos com cartões VISA, AMEX ou MasterCard. A adesão do cliente ao serviço pode ser realizada directamente junto dos canais próprios da instituição emissora do cartão de que é titular, ou num terminal da rede Caixa Automático Multibanco. O acesso à funcionalidade de pagamento é sempre realizado tendo por base a utilização de uma Identificação MBNet (“userID” fornecida pelo sistema) e de um Código Secreto previamente definido pelo utilizador, sendo, desta forma, garantida a identificação da conta a debitar.

Mecanismo impressor

Mecanismo destinado à reprodução do nome e do número de conta do titular de um cartão num talão de venda. Ver Documento de Confirmação da Transacção.

Mercado Monetário Interbancário (MMI)

Mercado informal entre bancos que realizam entre si operações à vista e a prazo (geralmente curto prazo). Os bancos com liquidez excedentária momentânea cedem fundos a uma taxa a acordar aos bancos que se encontram em situação inversa.

Micro texto

Elemento de segurança presente nas notas de euro. Texto de dimensões reduzidas (0.2 mm), sendo legível através de equipamento auxiliar (lupa).

Mini texto

Elemento de segurança presente nas notas de euro. Texto de dimensões reduzidas (0.8 mm), sendo legível a olho nu.

Módulo / Impresso de cheque

Documento que vale legalmente como cheque se nele constarem: a palavra “cheque”, a ordem de pagar quantia certa, o nome do banco que o vai pagar, o lugar do seu pagamento, a data e o lugar onde foi emitido e a assinatura de quem o emitiu.

Mora

O não pagamento de algo na data acordada.

Multibanco

Sistema interbancário de serviços electrónicos com base na utilização de cartões bancários, nomeadamente através de operações em caixas automáticos e em terminais de pagamento automático. Ver Caixa Automático, Caixa Multibanco, MBNet, SIBS e Terminal de Pagamento Automático.

Mutuante

É a entidade que empresta o capital e recebe o juro, o Banco.

Mutuário

É a entidade que recebe o empréstimo e paga o juro, o Cliente.

Mútuo

Contrato de empréstimo em que o mutuante (Banco) financia num determinado montante o mutuário (cliente), ficando este obrigado ao pagamento do capital em dívida mais os juros.

Fonte: Banco de Portugal

 

TV ONLINE