LETRA – L

GLOSSÁRIO DE CRÉDITO/FINANCEIRO

LETRA L

Leasing

Operação de financiamento através da qual uma das partes (locadora) cede a outra (locatário) o direito de utilização de um determinado bem, durante um período de tempo pré-estabelecido, em contrapartida de um retribuição (renda). No final do contrato, o locatário poderá adquirir o bem objecto de locação, mediante o pagamento do valor residual.

Limite de crédito

Ver Limite de Utilização.

Limite de utilização

O limite de utilização do cartão é o valor máximo que, em qualquer momento, pode estar em dívida relativamente ao emissor do cartão.

Limite disponível

O limite disponível é a diferença entre o limite de utilização definido para o cartão e o valor das transacções, juros, comissões e encargos que foram entretanto lançados na conta-cartão.

Lista negra

Lista de números, ou séries de números, de cartões suspeitos existente num sistema de cartões de pagamentos e acessível a partir do terminal do comerciante. A lista negra serve para detectar ou bloquear qualquer transacção efectuada pelos cartões nela constantes.

Livrança

Garantia que normalmente é exigida na concessão de um crédito pessoal, que o banco pode accionar no caso de incumprimento das obrigações assumidas pelo cliente.

Locadora

Sociedade de locação financeira ou leasing.

Locatário

Entidade que usufrui dos bens objecto de um contrato de locação financeira.

LUR

Listagem de Utilizadores de cheque que oferecem Risco – constituída por entidades (singulares ou colectivas) a quem os bancos não podem fornecer módulos de cheque para movimentação de contas de depósito durante o período de dois anos.

Fonte: Banco de Portugal

 

TV ONLINE