Bancos alteraram cartões Multibanco para poderem receber mais comissões

Alguns bancos em Portugal, nomeadamente BES, Santander e CGD, começaram a distribuir aos clientes cartões que são um misto entre cartão multibanco e cartão de crédito. Esta prática permite-lhes receber comissões mais elevadas quando são utilizados em pagamentos de compras ou serviços, noticiou o “Público”.
 
Em alguns casos, designadamente na CGD, a alteração das características de milhares de cartões foi feita sem substituição física dos cartões em circulação, situação que não passou no crivo do Banco de Portugal e que obrigou à alteração de procedimentos.

Os cartões de débito diferido podem não implicar custos acrescidos para os clientes, mas alteram profundamente a gestão das contas à ordem, o que está na origem de muitras queixas, designadamente na CGD.

O “Público” sabe que, no caso do banco público, o Banco de Portugal realizou uma inspecção de forma como tem estado a ser comercializado este produto e recomendou a rápida substituição dos cartões a clientes que não aceitem este sistema.

Os que aceitarem têm que estar associados a uma linha de crédito e a contratualização tem que obedecer à assinatura de um novo contrato, com a disponibilização da ficha de informação normalizada do produto.

 
Fonte: Negócios em 31/08/2012

Deixe o seu comentário

 

TV ONLINE