Empresas ganham mais 700 milhões em apoios do QREN

Fundos do QREN…

O Governo vai redistribuir 3,5 mil milhões de euros em fundos comunitários. Investimento público vai ter maior comparticipação de Bruxelas.

 

As empresas passam a ter disponíveis mais 705 milhões de euros em fundos comunitários para financiar projectos inovadores e de investimento produtivo.

Esta é uma das grandes fatias dos 3,5 mil milhões de euros agora disponíveis no Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). No âmbito da reprogramação estratégica do QREN será reforçado o apoio ao investimento e financiamento das empresas, mas também o apoio ao emprego, nomeadamente o emprego jovem, através do já anunciado programa Impulso Jovem, que tem uma dotação de 344 milhões de euros.

Na redistribuição das verbas comunitárias, o Executivo decidiu alocar 600 milhões para aumentar as taxas de comparticipação dos investimentos públicos onde se incluem os municípios, uma forma de aliviar os cofres do Estado e permitir às autarquias levar a cabo investimentos que de outra forma lhe estariam vedados pelos constrangimentos orçamentais e os limites ao endividamento.

A reprogramação estratégica do QREN deverá estar concluída no final do mês, mas só a 15 de Julho será entregue, em Bruxelas, o documento formal com as propostas. A Comissão Europeia deverá depois necessitar de dois ou três meses para dar o ‘ok’ a estas propostas.

 

Fonte: Económico em 14/06/2012

Deixe o seu comentário

 

TV ONLINE