Bruxelas prepara plano de 200 mil milhões de euros

A Comissão Europeia está a preparar um plano de investimentos capaz de mobilizar 200 mil milhões de euros de investimentos públicos e privados para estimular o crescimento europeu, noticia o jornal espanhol El Pais, citando fontes europeias.

«O projecto visa lançar investimentos no valor de 200 mil milhões de euros em infra-estruturas, energias renováveis e tecnologias (com uma participação privada)», escreve o diário.

O projecto, designado Pacto para o Crescimento (ou Agenda para o Crescimento, como lhe chamou a chanceler alemã Angela Merkel) é apresentado pelo El Pais como «uma espécie de Plano Marshall».

A Comissão Europeia prepara-se, assim, para apresentar um conjunto de opções que passam por capitalizar o Banco Europeu de Investimento (BEI) ou recorrer à «engenharia financeira» para empreender projectos no valor de 200 mil milhões de euros, através de ‘eurobons’ para financiar investimentos ou da criação de uma agência europeia de infra-estruturas.

Segundo o jornal espanhol, a União Europeia poderá optar por duas vias de financiamento.

A mais imediata consiste em pedir dinheiro aos países para injectar 10 mil milhões de euros no BEI. O jornal recorda que esta instituição, criada para financiar projectos europeus, corre o risco de perder a nota máxima atribuída pelas agências de ‘rating’, estando, por isso, a reduzir os empréstimos que concede.

A outra opção consistiria na utilização de cerca de 12 mil milhões de euros do Mecanismo Europeu de Estabilidade Financeira.

Fonte: Lusa/SOL em 29/04/2012

Deixe o seu comentário

 

TV ONLINE