QREN 2012 – MAIS CONCURSOS ABERTOS

As PME´s poderão concorrer a mais apoios do QREN.

Saiba mais sobre os concursos abertos recentemente…

     
Incentivos às empresas: Abertura de novos Concursos QREN
 

Foram recentemente abertos novos concursos para incentivo ao desenvolvimento empresarial, no âmbito do QREN.

Envolvendo uma dotação de 190 milhões de euros de fundos comunitários FEDER, os novos concursos têm como objectivo o aumento da capacidade produtiva das empresas e da sua presença no mercado global, assim como o estímulo à participação em redes de cooperação internacionais ou outros projectos no domínio internacional.

Os novos concursos foram lançados a 27 de Fevereiro e cobrem as seguintes áreas:

Inovação Produtiva (SI Inovação): Destina-se a apoiar projectos de investimento produtivo de natureza inovadora (bens, serviços e processos) promovidos por empresas.
Com uma dotação global FEDER de 120 milhões de euros, envolve projectos desenvolvidos em todo o território continental, considerando as seguintes prioridades: “Empresas exportadoras”, “Novos Exportadores”, “Valorização Oferta Nacional” e “Dotação de baixa densidade” (especificamente para as regiões de Lisboa e do Algarve).

+ informação


Empreendedorismo Qualificado (SI Inovação)
: Destina-se a apoiar a criação de empresas ou o reforço da capacidade produtiva de empresas com menos de três anos de actividade, considerando as prioridades: orientação para mercado externo, aposta em sectores de alta/média tecnologia ou forte intensidade de conhecimento e valorização de anteriores projectos de I&DT (produção de bens e serviços) no crescimento da empresa. O concurso prevê a atribuição de majoração aos projectos liderados por mulheres (Empreendedorismo Feminino) e liderados por jovens com idades entre os 18 e os 35 anos (Empreendedorismo Jovem).
A dotação global FEDER é de 25,7 milhões de euros e abrange projectos de todo o território continental.

+ informação
Projectos Individuais (SI Qualificação PME): Destina-se a apoiar os projectos apresentados por PME orientados para o reforço da presença no mercado externo, com investimentos em factores dinâmicos de competitividade, nomeadamente: Criação, Moda &Design; Qualidade; Ambiente; Diversificação e Eficiência Energética; Internacionalização; Economia Digital.
Com uma dotação global FEDER de 39,5 milhões de euros, envolve projectos desenvolvidos em todo o território continental, correspondendo ao domínio “Internacionalização” um total de 25 milhões de euros (63% da dotação total do concurso).

+ informação


Promoção da Participação no 7º Programa Quadro de I&DT (UE)
: Destina-se a apoiar projectos promovidos por entidades sem fins lucrativos do sistema científico e tecnológico e associações empresariais, que visem potenciar a participação de empresas nacionais em programas europeus enquadrados no 7º Programa Quadro de I&DT (UE), designadamente campanhas de sensibilização, informação e demonstração junto de PME e assistência técnica na elaboração e negociação de candidatura.
A dotação total FEDER no âmbito do COMPETE é de 5 milhões de euros e abrange projectos promovidos por entidades localizadas nas regiões Norte, Centro e Alentejo.
+ informação

 

 
 
Fonte: IAPMEI em 06.03.2012

 

2 Comentários

  1. Andreia

    boa tarde, gostaria de abrir uma empresa tenho algumas ideias, papelaria, venda de roupa calçado e bijuteria ou então um take away embora o ultimo seja mais dificil.
    gostaria de saber se posso candidatar-me a alguns destes novos programas.

    obrigado

  2. Patricia

    Boa tarde,

    Gostaria de abrir uma empresa, cujo investimento inicial é de 100 000 euros. É uma área de negocio que comprovei ser rentavel, pois participo actualmente da gestão de uma empresa do mesmo ramo. Solicito que por favor me indiquem se há alguma possibilidade de apresentar o projecto, pois nem sempre dispomos de toda a informação necessária. Gostaria assim de saber se se existe alguma hipotese ou tipo de apoio financeiro e da parte de que entidade.

    Muito obrigada

    Atenciosamente,
    Patrícia Lopes

Deixe o seu comentário

 

TV ONLINE