Governo assina memorando com 12 bancos para apoio financeiro ao turismo

O governo assinou hoje na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) um memorando de entendimento com 12 bancos para o lançamento de duas linhas de crédito no total de 200 milhões de euros.

O protocolo foi assinado pela secretária de Estado de Turismo na sequência do anúncio feito pelo ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, que disse, na quarta-feira, que o Governo está ciente dos desafios que enfrentam as empresas do setor turístico, sobretudo, as dificuldades acrescidas de tesouraria e acesso ao crédito.

A lista de bancos participantes no protocolo inclui: BES, Millennium BCP, Montepio, Barclays, Eurohypo, Banco Português de Gestão, Caixa Geral de Depósitos, BPI, BBVA, Santander, Nova Caixa Galicia e Crédito Agrícola.

Segundo um documento do Ministério da Economia, o protocolo vigora até 31 de dezembro de 2013, com o Turismo de Portugal a financiar 40 a 50 por cento do processo através “de verbas que já estavam previstas no orçamento” ou que serão obtidas por uma “reafetação orçamental”, por exemplo, proveniente de linhas que não estavam a ser utilizadas, como a PME Investe III para o turismo.

“Não conseguimos escoar a capacidade instalada e estamos a competir cada vez mais pelo preço”, indica o documento do Governo, o que significa que tem de haver uma reorientação da estratégia no sentido de requalificar o que já existe, ajustando a oferta “às reais necessidades do consumidor”.

Desta forma, os principais eixos de atuação vão incidir sobre a “requalificação de empreendimentos existentes”, “necessidades de curto prazo e de reestruturação dos serviços de dívida”, “capitalização das empresas” e “concretização de projetos de cooperação e de concentração entre empresas”.

“Tudo isto representa uma verdadeira revolução face ao sistema de apoios atualmente existente, dando uma boa resposta para que as empresas do turismo enfrentem as dificuldades atuais e, contribuam decisivamente para a dinamização económica e criação de emprego”, adianta o Governo.

A BTL decorre até dia 04 de março na Feira Internacional de Lisboa (FIL), mas para o público em geral as portas só vão abrir a partir de sexta-feira, dia 02, às 18:00.

A BTL deste ano conta com o Brasil como convidado especial, reunindo cerca de 990 empresas e 400 compradores estrangeiros, que poderão vir adquirir formas de “vender” Portugal nos seus respetivos países e contactar, também, com o país que está a dois anos de receber o Mundial de futebol e, mais tarde, os Jogos Olímpicos.

Fonte: Diário Digital com Lusa em 01/03/2012

Deixe o seu comentário

 

TV ONLINE