APOIOS FINANCEIROS PARA REABILITAR EDIFÍCIOS

O programa “Reabilitar para Arrendar – Habitação Acessível” tem como objetivo o financiamento de operações de reabilitação de edifícios com idade igual ou superior a 30 anos, que após reabilitação deverão destinar-se predominantemente a fins habitacionais. Estas frações destinam-se a arrendamento em regime de renda condicionada.

Este programa tem uma dotação inicial de 50 milhões de euros, contando com o apoio financeiro do Banco Europeu de Investimento e do Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa. Podem candidatar-se a este programa pessoas singulares ou coletivas, de natureza privada ou pública, que sejam proprietárias de edifícios, ou parte de edifícios a reabilitar, ou que demonstrem serem titulares de direitos e poderes sobre os mesmos que lhes permitam onerá-los e agir como donos de obra no âmbito de contratos de empreitada.

Em caso de dúvidas ou necessidade de esclarecimentos adicionais, poderão contactar os nossos serviços através do número 808 100 024 (dias úteis, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h), ou através do endereço eletrónico rpa@ihru.pt (por uma questão de eficiência na resposta dos serviços, deverá indicar o concelho onde se localiza o edifício a reabilitar).

 

O Portal da Habitação disponibiliza ainda um simulador.

Link:

http://www.ihru.pt/simulator/index.xhtml?windowId=c69

Este simulador é uma ferramenta criada pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) para ajudar a apurar todos os encargos relacionados com a gestão e manutenção de um edifício e a sua reabilitação.

Após estes cálculos ficará a saber se o investimento que pretende realizar na reabilitação do seu edifício, é viável e sustentável.
Ao longo das páginas seguintes deste simulador, deve preencher todos os campos com as informações que forem solicitadas.
Cada simulação deve abranger exclusivamente um edifício e as respetivas frações autónomas ou partes suscetíveis de arrendamento em separado.
Não deverá incluir na mesma simulação dois ou mais edifícios.
Os dados de cada fração autónoma ou parte suscetível de arrendamento separado, devem respeitar os que constam das respetivas cadernetas prediais.

Leia atentamente todas as indicações e mensagens de erro que o simulador produzir e caso necessite de apoio técnico, poderá contactar o IHRU, através do número de telefone 808 100 024 do endereço de correio eletrónico rpa@ihru.pt.
Antes de iniciar a simulação, recomendamos a leitura do regulamento e demais condições do Reabilitar para Arrendar cujos documentos estão disponíveisno Portal da Habitação.

Fonte: Portal da Habitação – Agosto de 2015

 

Deixe o seu comentário

 

TV ONLINE