155 empresas europeias vão receber incentivo de 50 mil euros. Portuguesa Stab Vida é uma delas

No total, a Comissão Europeia disponibiliza 3 mil milhões de euros, para financiar estudos de viabilidade dos projetos das empresas.

A Comissão Europeia divulgou esta quinta-feira a lista das 155 pequenas e médias empresas (PME) que beneficiarão de apoios do Horizonte 2020, instrumento criado para financiar projetos na comunidade europeia. A portuguesa Stab Vida, empresa de investigação de genética, marca presença entre as empresas, provenientes de 21 países.

No total, a Comissão Europeia disponibiliza 3 mil milhões de euros, para financiar estudos de viabilidade dos projetos das empresas. Cada empresa vai receber 50 mil euros, podendo também beneficiar de três dias de coaching de negócios.

Leia também: Estão a nascer 27 mil fazedores por ano em Portugal

Numa segunda fase, os projetos poderão ainda receber mais financiamento por parte da Comissão, que pode vir a disponibilizar até mais 2,5 milhões de euros. Neste caso, os montantes destinar-se-ão a atividades como demonstrações, ensaios, projetos-piloto, ampliação ou miniaturização dos seus projetos.

Tudo isto, explica Máire Geoghegan-Quinn, comissária europeia para a Investigação, Inovação e Ciência, porque são as PME que “vão ajudar a economia europeia a recuperar o caminho certo, criando emprego duradouro e excelentes produtos e serviços”. Este novo serviço, acrescenta, destina-se a projetos “verdadeiramente inovadores, com fortes oportunidades de negócio e um conceito sólido”.

O Horizonte 2020, que conta com um orçamento de 80 mil milhões, foi lançado para ajudar as empresas a passar projetos inovadores do laboratório para o mercado. A primeira fase de seleção de empresas contou com 2662 candidaturas. A Comissão prevê que venham a ser financiadas cerca de 645 empresas até ao final deste ano e mais 670 em 2015.

Sediada no Monte da Caparica, a Stab Vida tem por missão facilitar o acesso pacientes, médicos, cientistas, veterinários ou estudantes a amostras e informação dos laboratórios, dentro do campo da genética.

Fonte: Dinheiro Vivo em 18/09/2014

Deixe o seu comentário

 

TV ONLINE