Reembolsos de IRS surpreendem

Vários contribuintes que já fizeram simulações ou entregaram a declaração de IRS pela internet este mês foram surpreendidos pela positiva: conseguiram reembolsos acima do que esperavam.

Ao contrário das expectativas dos fiscalistas – há duas semanas, a DECO Proteste indicou ao SOL que os reembolsos deviam diminuir -, há contribuintes com níveis semelhantes de rendimentos e de despesas a serem informados de que terão mais reembolsos do que no ano anterior.

Ainda é cedo para determinar se este fenómeno é generalizado, mas não é a primeira vez que esta discrepância se verifica: as retenções na fonte de IRS que as entidades empregadoras fazem todos os meses tendem a ser superiores ao imposto efectivo.

Este ano, porém, havia motivos para pensar o contrário, com a sobretaxa de 3,5%, a redução dos escalões e das deduções do agregado familiar. Mas, como a fórmula usada pelos economistas do Ministério das Finanças para calcular as retenções na fonte não é conhecida, o grau de incerteza é sempre elevado.

 

Fonte: SOL em 14 de Abril 2014

Deixe o seu comentário

 

TV ONLINE