NOVAS REGRAS PARA DEPÓSITOS ACIMA DE 5 MIL EUROS

Segundo notícia do Jornal “Público”, os depósitos acima dos 5 mil euros vão ser objecto de controle no sistema financeiro.

Os bancos vão passar a exigir identificação para depósitos acima de 5 mil euros, por exigência das novas regras impostas pelo Banco de Portugal e que vão entrar em vigor já no próximo mês. Também as transferências vão ser objecto de maior vigilência e acompanhamento por parte dos bancos.

Estas novas regras inserem-se num projecto europeu de combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.

O “Público” escreve hoje que entre as novidades está o facto de os bancos ficarem obrigados a identificar quem pretenda depositar, numa conta que não é a sua, um valor igual ou superior a 5000 euros, isto, se houver suspeitas de risco. As transferências bancárias presenciais, por multibanco ou Internet, a partir de 1.500 euros, passam também a ser alvo de maior vigilância”.

Segundo o jornal, “os novos requisitos do supervisor, que entram em vigor a 16 de fevereiro, impõem também, mas agora de modo automático, a identificação de todos os depositantes (nome e dados do cartão de cidadão ou passaporte) de numerário em contas de terceiros, desde que a quantia seja igual ou superior a 10.000 euros. o mesmo acontece para os movimentos (em dinheiro) suspeitos de valor igual ou acima de 5000 euros”.

6 de Janeiro de 2014

Deixe o seu comentário

 

TV ONLINE