CONCURSO “Arrisca C” – APOIOS FINANCEIROS PARA JOVENS

Capital SocialO Concurso “Arrisca C” apoia ideias de negócio, planos de negócio e provas de conceito.

As candidaturas decorrem até 31 de outubro.

Informações do IAPMEI e da Universidade de Coimbra.

 

 - Informação disponível no IAPMEI:

Numa iniciativa da Universidade de Coimbra, que conta com o apoio do IAPMEI e de um leque alargado de entidades associadas, está a decorrer mais uma edição do concurso Arrisca C 2013.

O concurso, de abrangência nacional, tem como objetivo estimular o empreendedorismo no meio universitário, através do apoio a ideias, planos de negócio, e provas de conceito, que originem a criação de novas empresas e o apoio ao desenvolvimento de novos produtos ou serviços.

Tendo alargado o ano passado os seus destinatários às Pequenas e Médias Empresas, a novidade deste ano contempla a criação de uma nova categoria na tipologia A do concurso, relativa a Ideias de Negócio ainda em fase de conceção, sem planos de negócio desenvolvidos, destinada a estudantes do ensino secundário e técnico-profissional.

As candidaturas estão abertas até 31 de outubro, estando prevista paralelamente a realização de um ciclo de workshops formativos cuja agenda será brevemente divulgada.

 

 

 

- Informação disponível na Universidade de Coimbra:

Este concurso visa estimular o desenvolvimento de conceitos de negócio em torno dos quais se perspetive a criação de novas empresas e/ou o apoio ao desenvolvimento de novos produtos /serviços de empresas.

Podem concorrer pessoas singulares ou coletivas que tenham por objetivo explorar uma ideia de negócio, plano de negócio ou uma prova de conceito. As candidaturas podem ser individuais ou apresentadas por equipas até 5 elementos de promotores da ideia apresentada a concurso, em que pelo menos um dos promotores seja estudante ou recém-diplomado há menos de cinco anos de qualquer Instituição de Ensino Superior do país (condição aplicável às Tipologias A e B).

É dada liberdade total de escolha quanto ao tipo de oportunidade de negócio a selecionar por cada candidato que deseje apresentar-se a concurso numa das tipologias do concurso:

Tipologia A: Concurso de Ideias de Negócio:Ideias de Negócio ainda em fase de conceção, sem planos de negócio desenvolvidos. Tipologia B: Concurso de Planos de Negócio:Projetos inovadores, com planos de negócio para a constituição de uma empresa que explore comercialmente o projeto – que terá que se estabelecer na zona geográfica Inov C pelo menos durante os dois primeiros anos (este critério apenas é aplicável às candidaturas da Tipologia B). Tipologia C: Concurso de Provas de Conceito:Candidatura aberta a PME´s (Micro, Pequenas e Médias Empresas – DL nº 372/2007–Recomendação nº 2003/361/CE), com produtos ou serviços inovadores e com projetos de internacionalização.

A Tipologia A integra uma nova categoria, destinada aos estudantes do Secundário e Técnico-Profissional (nível IV CE).

A avaliação das propostas submetidas a concurso será efetuada pelos respectivos Júris, que se encarregarão de zelar pelo cumprimento do Regulamento. Poderão integrar os Júris Peritos em diversas áreas que o Conselho Arrisca C entenda dever convidar.

O Presidente será escolhido pelos Parceiros, sendo que em 2013 a Universidade de Coimbra, enquanto Coordenador do Programa Estratégico Inov C e Presidente do Conselho Arrisca C, presidirá a estes Júris.

Às ideias, planos e provas de conceito vencedores, assim considerados pelos Júris de avaliação, serão atribuídos os Prémios:

a) Na Tipologia A: Concurso de Ideias de Negócio

b) Na Tipologia B: Concurso de Planos de Negócio 

c) Na Tipologia C: Concurso de Provas de Conceito

As Ideias de Negócio, Planos de Negócio e Provas de Conceito a submeter a Concurso, deverão ser enviadas até ao dia 31 de Outubro de 2013, data em que termina o prazo para receção de candidaturas. O formulário de candidatura (Ideia de Negócios, Plano de Negócios ou Provas de Conceito), devidamente preenchido, bem como documentação julgada pertinente, deverá ser enviado para geral@arrisca-c.pt
A organização do Concurso recomenda que os promotores das ideias de negócio, planos de negócio e provas de conceito concorrentes frequentem o Ciclo de Workshops, que irá decorrer paralelamente a este Concurso, sobre temas e conteúdos a definir. O referido Ciclo de Workshops é aberto a todos os interessados.

Fonte: IAPMEI/Universidade de Coimbra

Deixe o seu comentário

 

TV ONLINE