Banif dispara 14% com plano de capitalização

O anúncio do plano da injecção de fundos estatais no valor de 1,1 mil milhões de euros no Banif está a motivar uma subida de mais de 14% do banco.
 

O Banif está a ganhar mais de 14% depois de ter sido tornado público o plano de capitalização do banco, que define apoio público na ordem dos 1,1 mil milhões de euros.

 

As acções do banco liderado por Jorge Tomé seguem a ganhar 14,38% para negociarem nos 0,167 euros. Nas duas últimas sessões, o banco tinha perdido mais de 3% em cada uma. Em pouco mais de 45 minutos de negociação, foram já negociados mais de 1,1 milhões de títulos do banco, aquela que tem sido a média de cada uma das sessões nos últimos dias.

 

Conforme foi anunciado na segunda-feira pelo Ministério das Finanças, o Estado irá injectar 1,1 mil milhões de euros em fundos estatais. Por um lado, 700 milhões de euros da ajuda pública serão para subscrever acções a um cêntimo cada uma. Por outro lado, 400 milhões de euros serão já para a compra de instrumentos de capital contingente (os denominados “CoCos”).
“O volume total do plano de capitalização ultrapassa os mil milhões mencionados pela imprensa nos últimos tempos e compara com a capitalização bolsista actual de 83 milhões de euros”, escreve o BPI Equity Research na sua nota de comentário diário.

 

O plano de apoio público ao Banif, que completou há cerca de duas sessões um processo de reestruturação de entidades próprias, prevê que o Estado seja dono do banco até um período máximo de seis meses. Esse controlo será perdido até que seja realizado o aumento de capital privado de 450 milhões de euros, que terá de ser concretizado até Junho.

 

Fonte: Negócios em 02/01/2013

Deixe o seu comentário

 

TV ONLINE